Notícias

TÍTULO SECUNDÁRIO

Inscrições abertas para workshop de técnica vocal com a cantora Marisa Brito

Postado em 16 de outubro de 2017 por Gustavo em Musica

Atividade é gratuita e ocorrerá dia 15 de novembro, como parte do 12º Festival Se Rasgum

_DSC1284.serasgum

Cantora Marisa Brito vai abordar temas como afinação, projeção, articulação, cuidados vocais, mitos e paradigmas sobre estética vocal. Foto: Fernanda Brito-Gaia

A cantora Marisa Brito realizará no dia 15 de novembro workshop gratuito sobre “Técnica Vocal para cantores” na programação do Music on The Table, atividade paralela que integra o 12º Festival Se Rasgum. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas por meio do site do festival, apenas com o preenchimento de uma ficha virtual, com nome, e-mail, telefone e um mini-currículo. A atividade é voltada para cantores profissionais ou que estão iniciando uma carreira e será feito no formato de bate-papo, com exercícios, para uma melhor performance de cantores. São ofertadas 25 vagas. O 12º Festival Se Rasgum tem patrocínio máster da Oi, pelo Programa Oi Futuro, através da Lei Semear de incentivo à cultura, do Banco da Amazônia através da Lei Rouanet, e co-patrocínio da Faculdade Estácio através da Lei Tó Teixeira.

Entre os temas que serão abordados por Marisa Brito estão: dicas sobre afinação, projeção, articulação, cuidados vocais, mitos e paradigmas sobre estética vocal e ainda uma conversa sobre estudos científicos recentes sobre voz. Também serão passadas dicas sobre as diferenças entre técnicas para gravação e para apresentações ao vivo, com a proposta de estabelecer um espaço aberto para tirar as dúvidas trazidas pelo público. Há dois anos, a cantora já havia ministrado uma atividade no festival, mas ela diz que quem quiser pode participar novamente, já que desta vez a dinâmica será diferenciada.

“Desta vez faremos um espaço aberto para direcionamento de temas e quero me colocar à disposição para sanar dúvidas. Existem muitos mitos em torno do trabalho vocal e quero falar sobre esses assuntos que rondam a vida dos cantores, além de comentar sobre dicas que fazem diferença absurda na prática, eu testo antes de ministrar as oficinas que realizo. Também é importante discutir sobre performance, o controle muscular e respiratório no palco”, adianta.

Marisa atua como preparadora vocal há 14 anos e também busca pesquisar sobre o assunto. “É fundamental, é a base de tudo que fazemos. Com o desenvolvimento da tecnologia é possível termos respostas para o que não tínhamos antes em termos de voz. Dos últimos 20 anos para cá houve desenvolvimento absurdo quanto ao funcionamento e desenvolvimento da voz. Então, muitas coisas que a gente acreditava anos atrás são um pouco diferentes do que a gente vê hoje. Buscamos otimizar esse processo”, comenta.

Marisa Brito

Marisa Brito é cantora, compositora e preparadora vocal. Integra o quadro de professores de Canto Popular do Conservatório Souza Lima em São Paulo desde 2009. Pós-graduada em Canção Popular pela Faculdade Santa Marcelina (FASM), graduada em Licenciatura Plena em Música pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) e em formação pelo método FULL VOICE de técnica vocal, a cantora desenvolve pesquisas ligadas ao Ensino do Canto desde 2005. Atua como preparadora vocal para gravações de discos, espetáculos de música e teatro, e também como compositora e consultora musical em trabalhos pedagógicos interdisciplinares, integrando dança, teatro, música e artes visuais.

Estudou Canto Popular com Diana Goulart, Canto Lírico na Escola de Música da UFPA com Milton Monte e performance para cantores com Lineker. Sua carreira artística começou em 1998 em Belém-PA, junto à banda A Euterpia, com a qual atuou durante 11 anos. Ao longo dos anos integrou a banda base de renomados artistas como Edgard Scandurra e Fafá de Belém, desenvolveu e participou de diversos trabalhos como cantora em shows, CDs e trilhas sonoras. Atualmente, Marisa está divulgando seu EP de estreia em carreira solo, lançado em outubro deste ano.

12º Festival Se Rasgum

O 12º Festival Se Rasgum vai ser realizado de 13 a 18 de novembro e os ingressos já estão à venda no www.sympla.com.br/serasgum. O evento espalha sua programação mais uma vez pelo Teatro Margarida Schivasappa, Café com Arte, Ziggy Club, Estação das Docas, Açaí Biruta e, de volta às origens, no Parque dos Igarapés – de volta às origens. Com artistas de todas as regiões do Brasil, a programação também inclui painéis, debates, rodada de negócios e a mostra de cinema In Edit.

O line-up deste ano tem mais de 30 atrações: Emicida (SP), Ava Rocha (RJ), BaianaSystem (BA), Cidadão Instigado (CE), Afrika Bambaataa (EUA), Francisco, El Hombre (SP/MEX), João Brasil (RJ), Eloi Iglesias, Maglore (BA), Selvagens à Procura de Lei (CE), Ventre (RJ), Estrela Leminski e Téo Ruiz (PR); azaré Pereira, Juliana Sinimbú, Baile do Mestre Cupijó, Marisa Brito, Machete Bomb (PR), Molho Negro, André Prando (ES), Projeto Rivera (CE), Loomer (RS), Terno Rei (SP), Turbo, The Baudelaires, Uaná System, Inesita, Andro Baudelaire, Kikito, Dois na Janela, Os Rei do Eletro, Giovani Cidreira (BA), Seletivas, Muntchako (DF), Lava Divers (RJ).

Serviço

Music on The Table

Workshop “Técnica Vocal para cantores”, com Marisa Brito

Inscrições gratuitas pelo site www.festival.serasgum.com.br

Vagas: 25

Informações: (91) 3038-3950

www.festival.serasgum.com.br

Passaportes – Se Rasgum 2017

Vendas pela internet no site www.sympla.com.br/serasgum
Vendas em pontos físicos: no Ziggy Club (Tv. Benjamin Constant, 1329 – Nazaré) – Segundas e Terças-feiras: 13h às 18h30 / Quartas a sextas-feiras: 13h até o fechamento do Ziggy / Sábados: 17h até o fechamento do Ziggy. E a partir de 18/10 no Shopping Boulevard (Av. Visconde de Souza Franco, 776 – Reduto): quiosque no 2º piso, próximo ao O Boticário