23 de agosto, 2017 - 00h00 - por Isabella Moraes

Como colocar tuas músicas no Spotify de graça

NOVIDADES > ago 2017

No atual cenário de produção musical, bem mais importante que ter suas músicas gravadas em um CD com aquele encarte lindo, é preciso estar presente nas plataformas de streaming na internet. Essas plataformas oferecem uma variedade imensa de artistas e por isso deixam mais fácil o consumo de música e a forma de descobrir novos sons e bandas, sendo portanto ferramentas indispensáveis para quem está começando a carreira e principalmente para quem está considerando se inscrever nas Seletivas Se Rasgum 2017.

 

Para muitos artistas, o processo de insersão de músicas nessas plataformas ainda é meio nebuloso: é caro? Há muita burocracia? Aceita qualquer formato de áudio? Calma, que a gente explica.

 

Com grande experiência no assunto, o cantor e produtor paraense Andro Baudelaire afirma que o procedimento é bem simples mas exige um pouco de atenção para alguns detalhes:

 

A maioria das pessoas ouve [música] nas plataformas digitais, então é fundamental ter atenção total desde a composição até a gravação e depois arte e divulgação. Esse é o novo material de trabalho das bandas”, explica o produtor.

 

Uma boa sacada é começar a se familiarizar com a ONErpm, plataforma de distribuição digital, comercialização e divulgação que possibilita os artistas independentes a colocarem suas músicas gratuitamente em lojas e serviços de música digital como o Spotify, líder no segmento de streaming de músicas. Então vamos por partes para ninguém se perder:

 

Entrando na área de cadastro de artistas do site ONErpm, você cria sua conta e informa todos os seus dados artísticos, cadastra suas músicas e seus álbuns. Um ponto para dar bastante atenção é no formato e tamanho dos arquivos que a plataforma exige:

 

Capa do álbum: 1400x1400 em JPG

Encarte: máximo de 10mb em PDF

Música: WAV em 44.1kHz e 1411kbps

 

Após cadastrar todo o material desejado, você seleciona os serviços de streaming onde você quer disponibilizar as suas músicas e entre eles estará o Spotify. Vale lembrar que as 10 bandas selecionadas nas Seletivas Se Rasgum 2017 deverão ter página no Spotify, e caso ainda não tenham, deverão criar até dia 12 de setembro de 2017, sob pena de desclassificação do processo.

 

Falando em prazos, a ONErpm e o Spotify tem um período de aprovação do material que, para quem está correndo contra o tempo das Seletivas Se Rasgum 2017, vale dar uma atenção especial.  Pelo sistema da ONErpm, a aprovação demora cerca de 24 horas enquanto que para o Spotify pode levar entre 2-7 dias úteis para que o material seja devidamente inserido no sistema.

 

O ideal, Andro conta, é “seguir os passos lendo tudo no site [da ONErpm], porque às vezes podemos esquecer de marcar algum detalhe e isso compromete a data de lançamento e prejudica a divulgação. É preciso ter atenção total na hora de postar, não errar e revisar tudo!


Ainda está com dúvidas? A ONErpm tem um tutorial bem bacana que traz mais detalhes sobre como fazer esse procedimento na maior moleza:   



<< Voltar