06 de junho, 2017 - 00h00

Artistas homenageiam Mestre Cupijó em show

SHOWS > jun 2017

O herdeiro musical do Baixo Tocantins, Mestre Cupijó será homenageado por grandes artistas da música paraense em show de gravação do DVD "Baile do Mestre Cupijó", no Teatro Margarida Schivasappa. Os artistas Kim Marques, Ferlipe Cordeiro, Waldo Squash, Dona Onete, Lucas Estrela e os irmãos Gabriel de Oliveira e Eulampio de Oliveira -- que tocaram com o Mestre -- fazem participação especial na gravação realizada no Teatro Schivasappa, às 20h.

 

O espetáculo de musical integra o documentário da cineasta Jorane Castro, "Mestre Cupijó e seu Ritmo". Jorane é sobrinha do Mestre e reconhece os poucos registros já feitos sobre as obras de seu tio. O projeto da cineasta reúne imagens de arquivo, o show de gravação e entrevistas do Cupijó e de parceiros de carreira musical.

 

Além do registro do espetáculo musical, o filme inclui imagens de arquivo e entrevistas do Mestre Cupijó e seus parceiros musicais. A obra pretende compor um retrato audiovisual do músico que buscou inspiração em ritmos tradicionais de sua região para suas composições.

 

Joaquim Maria Dias de Castro, natural de Cametá, é considerado divulgador e reinventor do ritmo siriá. Mestre Cupijó faleceu no ano de 2012, com 76 anos de idade vítima de um câncer de pulmão e, sem dúvida, deixou um legado que deve ser lembrado não só pelos paraenses, mas também no universo musical, deixando um legado inquestionável ao cenário cultural do nosso estado.

 

Serviço: O show de gravação do DVD “Baile do Mestre Cupijó” será nesta terça (06), às 20h, no Teatro Margarida Schivasappa (Av. Gentil Bittencourt, 650). Mais informações na bilheteria do teatro e na loja Ná Figueiredo da Estação das Docas.


<< Voltar