03 de junho, 2015 - 00h00 - por Gustavo Aguiar

Mestre Vieira lança segundo CD

EVENTOS > jun 2015

Neste sábado, o criador da guitarrada lança o seu segundo CD, chamado “Guitarreiro do Mundo”, com show especial no Tábua de Marés a partir de 17h.  Joaquim de Lima Vieira, o Mestre Vieira, aos 80 anos possui 15 LPs gravados entre os anos 1979, quando lança o Lambada das Quebradas, e o ano 2000, além de participar de várias coletâneas de CDs, e de discos especiais, como “Os Mestres da Guitarrada” e “Música Magneta”.

Em 2009, o Mestre lançou de forma independente seu primeiro CD de músicas inéditas, o “Guitarrada Magnética” e, em 2013, o DVD “Mestre Vieira 50 Anos de Guitarrada”, gravado ao vivo no Theatro da Paz, em Belém do Pará, reunindo 38 músicas representativas de sua carreira, com participações especiais de Gaby Amarantos, Felipe Cordeiro, Lia Sophia, Sebastião Tapajós, Trio Manari entre outros artistas expoentes da cena musical paraense.

Em “Guitarreiro do Mundo”, o segundo CD, Mestre Vieira apresenta 12 músicas inéditas de cúmbia, a lambada e brega, mas também, muito presentes o baião, o samba e o choro, ritmos brasileiros com os quais ele embalava festas entre os anos 1950 e 1960, muito tempo antes de se apaixonar pela guitarra.

O lançamento do novo CD, em Belém, será no dia 6 de junho, no bar e restaurante Tábuas de Maré, que abrirá a partir das 17h, no pôr do sol, seguida de música brasileira no melhor estilo instrumental, a partir das 19h, na apresentação da Até Jazz, banda formada por Angela Rika (Flauta), Milton Cavalcante (Guitarra), Rafael Azevedo (Contra Baixo) e Carlos “Canhão” Brito (Bateria).  No repertório, a banda tocará arranjos para músicas de Tom Jobim, Hermeto Pascoal, Chick Corea, João Donato, entre outros, abrindo, assim a noite para o grande show da noite.

Mestre Vieira e Seu Conjunto Musical sobem ao palco às 21h30. O grupo é formado pelos filhos de Vieira, Wilson Vieira (teclado) e Waldecir Ferreira (bateria), além de Bruno Rabelo (guitarra base), André Macleuri (baixo) e Carlos “Canhão” Brito (percussão). Terminado o show, Mestre Vieira estará a postos para autografar os CDs e também o DVD dos 50 anos, que estará sendo vendido a preço promocional.

A festa segue entrando pela madrugada, com a participação do DJ Al-Jaz-Silva, que une em um só groove, África-Brasil-Pará, e passeia pelos ritmos dançantes da linha do Equador, além do projeto Ondas Tropicais, que se trilha nas sonoridades mais calientes dos trópicos do planeta.  Prepare-se para sets de guitarrada, cúmbia, merengue e outros.

Depois de Belém, o lançamento será no Rio de Janeiro. Contemplado pelo edital de ocupação Caixa Cultural do Rio de Janeiro, “Guitarreiro do Mundo” estará em cartaz, durante três dias, no Teatro de Arena da Caixa Cultural, com programação de shows, bate papo e workshop de guitarrada.

 

O CD - Produzido no estúdio Hobsom Gravações, em Barcarena (PA), município em que nasceu e reside o artista, “Guitarreiro do Mundo” tem o selo da Na Music, com direção e criação musical de Mestre Vieira, produção executiva de Luciana Medeiros - Três – Cultura Produção Comunicação -, e produção musical de Waldecir Vieira. A capa é da artista gráfica Roberta Carvalho.

Gravaram as faixas com Mestre Vieira (guitarra solo), os músicos Dhosy (Guitarra base), Waldecir Vieira (bateria), Wilson Vieira (teclado), Beto Marques (baixo) e Kim Vieira (percussão). 

“Guitarreiro do Mundo” pode ser encontrado em plataformas virtuais, nos shows do artista e nas lojas Na Figueredo, em Belém. Também está disponível em São Paulo, na FNAC Paulista/Morumbi/Pinheiros, e nas livrarias Saraiva, Cultura (shoppings Iguatemi e Villa Lobos).

  convite vieria belem-01.png

Serviço

Belém – CD Guitarreiro do Mundo. Dia 6 de junho, a partir das 17h, no Tábuas de Maré – Rua São Boaventura – Cidade Velha. Ingressos com venda antecipada nas lojas na Figueredo - Av. Gentil Bitencourt, 449 – Nazaré | Estação das Docas. Fone:  (91) 3224-8948.  Entradas: R$ 25,00 (inteira) e R$ 12,50 (meia). Apoio: Na Figueredo, Gotazkein Estúdio.


<< Voltar