30 de abril, 2015 - 00h00

Ana Clara lança álbum de estreia

NOVIDADES > abr 2015

Primeiro disco da cantora transita entre o rock e o pop e se equilibra numa linha tênue entre delicadeza e acidez

Passeando entre a suavidade do pop, letras com delicadeza e acidez e a rascância das guitarras distorcidas, a cantora Ana Clara lança seu primeiro álbum. Homônimo e com 10 faixas (7 inéditas), o disco chega através do selo Na Music em CD e em plataformas digitais como iTunes, Deezer e Spotify. A realização teve o patrocínio da Sol Informática, por meio da a Lei Estadual de Incentivo à Cultura - Semear, do Governo do Estado do Pará.

Depois de lançar o EP “Canções de depois” (independente, 2014), Ana Clara chega com seu début representando seu trabalho autoral, em que assina duas composições e conta com músicas inéditas de parceiros, que ganharam sua personalidade. Ana Clara foi responsável por toda a produção e direção artística do álbum. Com músicas de compositores de outros estados, como Pedro Veríssimo (gaúcho, da banda Tom Bloch) com a canção “Flores e refrigerantes” e Estêvão Bertoni (da paulistana Bazar Pamplona) com “Prumar”, Clara também contou com o presente de amigos compositores paraenses, como Toni Soares e Guaracy Britto Jr. em “A Sereia”, Jack Nilson (da extinta banda Stereoscope) com a jovem guardista “Desconstrução sentimental”, Lucas Padilha (Meio Amargo) em “Sem chão”, além de “Céu em dois” e “O adeus veio depois”, ambas de Marcel Barretto e Marcelo Damaso, que já haviam sido lançadas como single e no EP, respectivamente - assim como “Polaroid sem cor”, de Toni Soares e Mariano Klautau Filho, que também está no EP, ganhou um singelo videoclipe e agora uma nova versão no álbum.

Sammliz e Ed Guerreiro (Madame Saatan) assinam participação na composição “Souvenir”, em parceria com Ana Clara. João Lemos, do power trio Molho Negro - e um dos guitarristas da banda de Ana, é o parceiro na outra canção com autoria da cantora, “Ele sabe dançar”.

Com a produção musical do gaúcho Iuri Freiberger (responsável por álbuns de bandas como Tom Bloch, Frida, Cabaret, Walverdes, entre outras), o disco teve as 10 músicas gravadas e arranjos finalizados no mês de abril de 2014, no Estúdio Apce, de Belém. A banda de Ana Clara é formada por Marcelo Damaso (violão folk e guitarra), João Lemos (guitarra), Marcel Barretto (guitarra), Manuel Malvar (baixo) e Ulysses Moreira (bateria), além da participação de Eduardo Feijó, que também foi técnico de guitarras. O álbum traz ainda participações de Jack Nilson, Toni Soares e Guaracy Britto Jr. nas faixas de sua autoria.

A capa do álbum foi um trabalho cuidadoso da designer Anna Leal em cima de ilustrações do artista plástico paraense Erinaldo Cirino, descoberto por Ana Clara em uma exposição em Belém. As ilustrações traduzem um universo onírico, um ambiente com certo mistério a ser explorado para se revelar aos poucos. O projeto, conceitual, foi concebido de acordo com a ordem das faixas, numa ideia dividida em duas partes, um lado A e um lado B, como um dia de sol irradiante com viagens urbanas e uma noite cheia de silêncio e lembranças. O álbum também será lançado em vinil. 

Ana Clara - Divulgac?a?o - Cre?dito de Vanja Fonseca.jpg

FICHA TÉCNICA:

Ana Clara - voz

João Lemos - guitarra/ voz em Ele sabe dançar

Marcel Barretto - guitarra

Marcelo Damaso - violão e guitarra

Manuel Malvar - baixo

Ulysses Moreira - bateria

 

Participações especiais:

Eduardo Feijó - violão em Desconstrução Sentimental

Jack Nilson - voz e teclado em Desconstrução Sentimental

Guaracy Britto Jr. - voz em A Sereia

Toni Soares - banjola em A Sereia

Iuri Freiberger - sintetizadores/ baixo em Desconstrução Sentimental

 

Preparação vocal: Joelma Silva

 

Produção musical e mixagem: Iuri Freiberger

Masterização: Gilberto Ribeiro Jr.

 

Gravado em Belém por Iuri Freiberger e Assis Figueiredo entre abril e junho de 2014 no Estúdio Apce, exceto participações de Guaracy Britto Jr. e Toni Soares, gravadas por Ulysses Moreira no estúdio Edgar Proença, da Funtelpa.

 

Ilustrações: Erinaldo Cirino

Arte: Anna Leal

 

Direção geral: Ana Clara

Produção executiva: Ana Clara e Se Rasgum Produções

Produzido com o patrocínio da Sol Informática, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura - Semear.

 


<< Voltar