21 de novembro, 2014 - 00h00 - porKarina Menezes

Belém sedia palestra sobre direitos autorais

FESTIVAL > nov 2014

      O que é a União Brasileira de Compositores (UBC) e como posso me filiar? Como a União media a relação dos músicos com o ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição)? Existe alguma mobilização para trazer uma filial da UBC para a região Norte? Essas são algumas das perguntas que devem orientar a palestra dessa segunda (24) com a gerente da filial UBC Recife, Márcia Xavier. O evento tem entrada franca e acontece na Ná Figueredo da  Gentil, às 18h.

       “Sabemos que, pela complexidade que é o assunto direito autoral, as dúvidas são muitas, e estou indo com tempo para tentar esclarecê-las o máximo que puder”, diz Márcia. Elder Effe foi um dos músicos auxiliados pela gerente da UBC Recife – há seis anos, meio por acaso, ele descobriu que poderia ter um retorno financeiro com direitos autorais. Quando Elder fazia parte da Suzana Flag, uma pessoa entrou em contato com a banda, informando que seus integrantes só conseguiriam receber o dinheiro retido de direitos autorais caso aceitassem seu auxílio.  Desconfiados do que bem poderia ser um golpe, os músicos fizeram tudo por conta própria. Até hoje, Elder mantém uma renda de direitos autorais.

      Não são poucas as dúvidas que rondam o assunto. E isso não acontece somente por falta de interesse ou pela complexidade do tema, mas porque os músicos que sabem alguma coisa retêm as informações para si. Além dos próprios compositores, a desinformação é grande também entre rádios, televisões e contratantes, que acham que os músicos não recebem por isso ou que o ECAD vai roubar todo o dinheiro pago. Desde que descobriu que pode ser recompensado pelas suas composições, Elder passa a bola e incentiva que os amigos músicos também corram atrás de seus direitos. “Falo pros mes amigos ‘cara, se eu ganho, tu ganhas também!’”, diz ele.

       A palestra de segunda é uma forma de aproveitar a passagem de Márcia Xavier por Belém. Elder ajudou a gerente a mobilizar os músicos, o Ná abriu as portas para essa oportunidade e a ideia é reunir compositores, intérpretes, produtores de shows, contratantes e quem mais queira saber como funciona o mercado de direitos autorais. Mas afinal, quais os benefícios que a renda de direitos autorais podem me dar?  Como uma prévia do que vai rolar na segunda, Elder Effe responde. “A importância da renda é você ter perspectivas com  o  seu trabalho, ter condições de produzir mais e continuar trabalhando mais na profissão”. 

Serviço:

Palestra com Márcia Xavier, Gerente da Filial UBC Recife

Data: 24.11.2014 (Segunda)

Hora: 18h

Local: Loja Ná Figueredo (Gentil Bittencourt, 449)

Entrada franca

 

Foto: MorgueFile


<< Voltar