09 de setembro, 2014 - 00h00 - porKarina Menezes

Sofar Sounds chega em Belém

SHOWS > set 2014

        Canções que vêm de tão distante e se instalam na minha sala. Ou na sua. Quem sabe no quintal. Essa é uma das ideias que o “Sofar – Songs From a Room” inspira. O projeto, que hoje abrange diversas cidades no mundo inteiro, começou em um pequeno flat na vizinhança de Kensal Rise, em Londres, no ano de 2009. Depois de ter passado por diversas cidades do mundo e de ter chegado em seu show número 1000 em Manila, nas Filipinas, o Sofar aterrissa em Belém no dia 16 de setembro.

      Como muitos projetos um pouco mirabolantes, o Sofar nasceu, adivinhem, em uma mesa bar. Foi entre uma cervejinha e outra que os fundadores Rafe Offer, Rocky Start e Dave Alexander decidiram fazer seu próprio festival. Mas enganou-se quem pensou em um festival nos moldes “tradicionais”, com aquela multidão gritando ensadencida em algum mega espaço e muitas, muitas bandas.

      Talvez tenha ficado no ar no começo do texto que o Sofar foi na contramão desses festivais gigantescos – adotou os lugares pequeninos e aconchegantes, com um limite igualmente pequeno de pessoas. São shows em lugares quase secretos e com um line up secretíssimo. Para participar, os interessados se inscrevem no site do projeto, escolhem uma cota monetária para contribuir com os custos do evento e, se forem selecionados, só sabem onde vai ser o show 48h antes. O line up? Permanece secreto até o dia. As pessoas comparecem ao local sem saberem quais bandas esperam por elas, inclusive quem elas vão encontrar por lá.

     Pode parecer uma roubada, certo? Mas foi justamente essa proposta de encontro com o desconhecido que motivou Fernando Remiggi e Dilson Laguna a trazerem o projeto para o Brasil. Em muitas cidades ao redor do mundo, o público paga quanto acha que o show vale, mas por aqui o processo foi meio diferente. “Por questões culturais isso não funcionou, as pessoas no início davam moedas de 5, 10 centavos, e às vezes recebíamos notas de 2 reais, o que não dava pra cobrir os custos”, diz Fernando, frisando que esse problema também aconteceu em países como Índia e México.

    Depois de um ano e meio de pesquisa, a alternativa estudada e escolhida pra cá foi o sistema de cotas de contribuição – se a pessoa escolhe colaborar com 20 reais, garante a entrada e ainda recebe um adesivo do Sofar Sounds, entregue no dia do evento. Ao pagar 30 reais, a entrada é garantida e o brinde é um CD coletânea do projeto. Com 40 reais, vale a entrada e uma bolsa exclusiva do Sofar. E pagando 50 reais, é entrada garantida mais todos os brindes mencionados acima.

    De olho no que anda acontecendo pela cena musical do Pará, Fernando e Dilson não hesitaram em embalar o Sofar pra viagem mais uma vez e colocaram Belém na rota do festival, coincidindo com o interesse que os produtores paraenses Zek Nascimento e Erik Lopes tinham em fazer um projeto parecido por aqui. “Eu e o Erik tínhamos uma ideia de fazer shows de bandas locais nas casas dos amigos, naquele esquema de garagem, varanda, quintal ou sala de estar”, diz Zek. “Daí que pesquisando sobre esse formato pela internet, encontrei o Sofar”. Acabou que Zek e Erik ficaram responsáveis por ajudar a tocar pra frente a edição Belém do Sofar Sounds, que tem o acompanhamento da produção nacional do evento e curadoria feita em conjunto com a equipe central de Londres.

   Depois de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba...chegou a vez de Belém!  Lembrando que as vagas são limitadas, justamente pra manter o conforto do público e o clima de “sinta-se em casa” do projeto. As inscrições pra edição do Sofar Sounds Belém acontecem AQUI, depois é só aguardar mais instruções via e-mail. O link que permite fazer a escolha das cotas de contribuição também é enviado por e-mail, e o pagamento é feito por meio do Sympla, parceiro do Sofar aqui no Brasil. O Sofar Sounds acontece no dia 16 de setembro na capital paraense, com quatro artistas independentes que se apresentam a partir das 19h30.

Serviço: 

Sofar Sounds Belém

Data: 16 de setembro (terça)

Hora: 19h30

Inscrições: http://us1.campaign-archive2.com/?u=221a25da2bed82965fdbea893&id=36a78cd877&e=a5df868af3. Após a inscrição, um e-mail com mais instruções e o link com as cotas de contribuição para cobrir os custos do evento é enviado aos interessados. 

 

 

 


<< Voltar