23 de maio, 2013 - 00h00 - porLuiza Borges

Natura Musical traz Siba e Marcia Castro

FESTIVAL > mai 2013

Dia 1º de junho, sábado, o pernambucano Siba e a baiana Marcia Castro se apresentam na Estação das Docas dentro do programa Natura Musical. Entrada gratuita.

Levando o melhor da nova música brasileira para todos os cantos do país, o programa Natura Musical traz à Estação das Docas dois grandes nomes da nova geração da música brasileira: Siba e Marcia Castro. O show terá início às 21h, no dia 1º de junho, na Estação das Docas, em um palco montado no anfiteatro São Pedro Nolasco.

Ex-líder da banda Mestre Ambrósio, Siba desenvolveu um estilo musical inovador e singular, dialogando entre o tradicional e o contemporâneo, o passado e o presente, a rua e o palco são marcas distintas. Em 2003 lançou a “Fuloresta”, um grupo formado por músicos tradicionais de Nazaré da Mata, uma pequena cidade com 30 mil habitantes, distante 65 km de Recife. Seu álbum de estréia, “Fuloresta do Samba”, foi gravado com uma unidade móvel perto de Nazaré, e lançado em 2003, seguido de apresentações em todo o Brasil.

O grupo também fez oito turnês européias entre 2004 e 2011 desenvolvendo com o tempo sua habilidade de adaptar uma música que dura a noite inteira para o formato mais conciso dos palcos. Segundo Siba: “Nunca entendemos nosso passado ou nossas tradições como uma gaiola. Pelo contrário, nossa tradição nos oferece um vasto vocabulário, e nós nos esforçamos para usá-lo todo dia e a noite toda. É impossível reproduzir a maneira como envolvemos toda a comunidade na poesia e nas danças durante a noite toda, mas na hora ou nos 90 minutos que os festivais oferecem temos uma grande oportunidade de mostrar nosso impacto musical”.

“Toda vez que eu dou um passo / O mundo sai do lugar” (Ambulante Discos) foi o segundo lançamento de Siba e da Fuloresta: letras diretas de uma poesia intensa, cirandas, cocos-de-roda e frevos misturados com dubs, guitarras e pianos elétricos e uma orquestra de sopros executando arranjos inovadores, junto a convidados muito especiais, como Céu, Beto Villares, Marcelo Pretto, Fernando Catatau, Isaar França e o cirandeiro Zé Galdino. Um álbum com um inesperado tom cosmopolita, que extrapola e questiona as barreiras entre cultura popular e música pop, poesia oral e literatura e o já desgastado contraste entre tradição e modernidade. Este álbum foi indicado ao Grammy Latino e recebeu prêmio de melhor álbum do prêmio da música brasileira.

Marcia Castro – Dona de uma voz poderosíssima, a cantora baiana afirmou-se pela sua personalidade, através da força de seu canto e da elegância e sagacidade de seu repertório. Para gravar “De Pés no Chão” (que dá nome a turnê que será apresentada em Salvador, Vitória da Conquista, Recife, Belém, Brasília e Belo Horizonte), Marcia fez uma grande pesquisa dentro do universo da música brasileira, resgatando canções que representam o momento contemporâneo e trazendo releituras com a força do tempo de agora. Dessa garimpagem, várias pérolas surgiram. De Cartola e Herminio Bello de Carvalho, ela interpreta a quase inédita “Catedral do Inferno”. De Tom Zé e Hermes de Aquino, a divertida “Você Gosta”. De Gil e Jorge Mautner, “Crazy Pop Rock”. De Rita Lee, a faixa-título.

Marcia reverencia os Novos Baianos em dois momentos. “29 Beijos” (Moraes/Galvão), faixa de um compacto da fase roqueira do grupo, e o megaclássico “Preta Pretinha”. Em “De Pés no Chão” também há autores contemporâneos. Ela fez uma versão para “História de Fogo”, de Otto, e canta a inédita e belíssima “Logradouro”, de Kleber Albuquerque

As canções do “De Pés no Chão” serão a base do repertório da cantora, que também apresentará músicas do seu primeiro álbum “Pecadinho”, além de algumas surpresas, como “Tua Boca” (Itamar Assumpção) e “Menina Mulher da Pele Preta” (Jorge Ben Jor).

No último verão baiano, a cantora comandou o projeto “Pipoca Moderna”, e recebeu os convidados Gilberto Gil, Zeca Baleiro, Mart’nália e Luiz Melodia, lotando duas noites, no tradicional Clube Fantoches, em Salvador.

Em Belém, Marcia Castro se apresenta com Rovilson Pascoal (guitarra, violão, cavaco e direção musical), Guegué Medeiros (bateria), Magno Vito (contrabaixo), Ricardo Prado (acordeon e guitarra), Michele Abu (percussão), Sidmar Vieira (trompete) e Douglas Antunes (trombone)

SERVIÇO

Natura Musical apresenta Siba e Marcia Castro
1º de junho, sábado, às 21h.
Estação das Docas (Anfiteatro São Pedro Nolasco)

Informações para imprensa:
imprensa@serasgum.com.br


<< Voltar