31 de outubro, 2012 - 00h00 - porMarcelo Damaso

VII Festival Se Rasgum anuncia primeiras atrações

FESTIVAL > out 2012

Estamos prontos. A sétima edição do Festival Se Rasgum já está em gestação preparando uma grande festa nos dias 6, 7 e 8 de dezembro, colocando nos palcos de Belém algumas das grande revelações de 2012 da música paraense, ao lado de bandas e artistas de fora que vem ganhando reconhecimento de público e crítica. E iniciando o clima de expectativa para sua sétima edição, o Festival divulga suas cinco primeiras confirmações de 2012: Ben Kweller (EUA), Apanhador Só (RS) e Thiago Pethit (SP) e as locais Strobo e Tonny Brasil convida Mauro Cotta.

E pegando o embalo das novidades, a organização do Festival Se Rasgum anuncia também sua volta para o African Bar, nos dias 7 e 8 de dezembro, e uma noite de abertura com shows intimistas no Teatro Gasômetro, dia 6 de dezembro. Serão 24 artistas, entre locais, nacionais e internacionais, que estarão contracenando entre si nos palcos principais do African Bar e Teatro Gasômetro, além dos convidados para as participações paralelas. A sétima edição do Festival Se Rasgum conta com o apoio do edital Funarte Procultura de Festivais de Música.

A arte da sétima edição, desenvolvida pelo ilustrador paraense Junior Lopes, em parceria com a designer Anna Leal, presta uma homenagem à música paraense. A arte é 100% paraense, desde as ilustrações desenvolvidas por Junior Lopes, como o destaque dado aos mestres da música do Pará, como Laurentino, Solano, Onete e Mestres da Guitarrada.

Seletivas – O processo que seleciona novos grupos e artistas paraenses para tocarem no festival infelizmente não será realizado em 2012. As Seletivas Se Rasgum prometem retomar o projeto em 2013, colocando artistas novos no mesmo palco, colocando jurados e um público atendo às suas apresentações, e fazendo com que seus destaques integrem diretamente a programação do Festival Se Rasgum.

O VII Festival Se Rasgum anunciará, em breve, as outras atrações e headlines que integrarão a programação do evento, entre os dias 6 e 8 de dezembro,e informações sobre venda de ingressos, passaportes e pontos de venda. A produção revela que ainda serão anunciados outros grupos nacionais de destaque, além de mais uma ou duas atrações internacionais. Aguarde as novidades e acompanhe nossas redes sócias:facebook.com/serasgum,  twitter: @serasgum e instagram: @serasgum.


ARTISTAS CONFIRMADOS

BEN KWELLER (EUA)- Diretamente de Austin, Texas, vem Ben Kweller, compositor norte-americano com mais de 15 anos de carreira e que se apresenta pela primeira vez no Brasil. Ben Kweller ficou conhecido pela MTV dos anos 90 através de sua primeira banda, Radish, quando o artista tinha apenas 15 anos. Depois que assumiu a carreira solo, Ben já lançou seis álbuns e já se apresentou pelos festivais mais importantes dos Estados Unidos e Europa. Em 2012, Ben Kweller lançou “Go fly a kite”, que já recolheu elogios por onde passa.

APANHADOR SÓ (RS) - De Porto Alegre, vem a banda Apanhador Só. O grupo iniciou sua carreira em 2006 com o EP “Embrulho pra levar”. O disco do quarteto de Porto Alegre conquistou admiradores fiéis em shows pelos principais palcos do Rio Grande do Sul. Com ele, a banda ganhou concurso da Trama Virtual e foi ao Rio de Janeiro abrir show de Maria Rita. À viagem seguiram-se apresentações em São Paulo que renderam bons comentários e garantiram regresso à capital paulista, em 2008, e destaque em matéria do O Estado de S. Paulo. O refinamento pop de seu debut colocou, definitivamente, o grupo na linha de frente da nova música brasileira, com direito a indicação na categoria Aposta MTV do Video Music Brasil (VMB) 2010 e consagração no Prêmio Açorianos de Música, de onde o Apanhador Só saiu laureado por “Melhor Álbum Pop”, “Melhor Produtor Musical” e “Melhor Projeto Gráfico”.

THIAGO PETHIT (SP) - De São Paulo vem o compositor Thiago Pethit, que traz a Belém a turnê de seu segundo disco “Estrela Decadente”, totalmente independente. Com nove faixas, sendo oito autorais e uma versão de “Surabaya Johhny”,de Bertolt Brecht e Kurt Weill, o álbum produzido por Kassin inaugura novos e mais amplos lugares para a música de Pethit. Pethit traz também canções de seu álbum de estréia “Berlim, Texas”, lançado em 2010.

TONNY BRASIL & MAURO COTTA (PA) - Um dos maiores hitmakers do brega paraense, chega com sua banda totalmente reformulada. O homem por trás do sucesso de bandas que marcaram o brega paraense como Açaí Machine e Banda Bundas, além de grande parte dos sucessos de Nelsinho Rodrigues e tem músicas em todos os discos da banda Calypso, Gaby Amarantos e Wanderley Andrade. Dessa vez, Tonny traz um convidado muito especial, o compositor Mauro Cotta, responsável por outras pérolas do brega, como o clássico “Minha amiga”. A apresentação será um grande desfile de canções que marcaram a história da música paraense.

STROBO (PA) - E para completar, a grande novidade paraense nos palcos dos festivais brasileiros, a dupla Strobo. Depois de uma apresentação história no Abril Pro Rock e de se apresentar em programas de TV como Experimente, do canal Multishow, e se apresentou no M.A.D.A., em Natal. A dupla integra a programação do VII Festival Se Rasgum com o guitarrista Leo Chermont e o baterista Arthur Kunz, que protagonizam um experimentalismo instrumental recheado de elementos eletrônicos e sintetizadores, amarrados a uma bateria visceral e efeitos de guitarra bem dosados, influenciados tanto pelo rock quanto ritmos regionais como guitarrada e zouk.


<< Voltar